Um presente todos os dias

Todos os dias quando acordo, estou de mau humor. Não importa se durmi bem ou não. Apenas acordo de mau humor. Mas desde que o Gustavo nasceu, isso dura apenas alguns segundos, porque logo ele vem correndo me dar bom dia com um sorriso tão incrível quanto a minha mudança brusca de humor. Depois de um certo tempo, você pensa que se acostuma, que as coisas caem na rotina. Mas na verdade, não. Seja pelo espectro autista do Gu, seja por eu ser extremamente apaixonada pelo meu pequeno, seja por eu ser coruja de mais (e sou!!!), o fato é que todos os dias o Gu me dá um presente. Hoje mesmo pela manhã quando estávamos saindo de casa para levar meu marido pro trabalho, o Gu se vira para ele na porta (ele sempre chega primeiro) e pergunta: - "Você não vem, papai?". Isso simplesmente irradiou a minha manhã, fez com que eu me esquecesse do trânsito que logo enfrentaríamos. Foi tão maravilhoso ouvir uma frase, um questionamento, coerente e situacional, de acordo com o momento, com o que estava acontecendo à volta dele. Isso prova que não há ausência ou alienação dos autistas para com o meio em que vivem. Tudo é uma questão de expressar suas observações e impressões do que ocorre ao seu redor. Alguns conseguem, outros não. Mas eles percebem, sentem, e desejam muito participar de tudo.
O que importa pra mim é que Deus me permitiu ver todas as coisas maravilhosas que meu filho faz e me deu a capacidade de demonstrar a ele o orgulho que sinto toda vez que ele faz algo novo, diferente. Os olhinhos dele devolvem com gratidão e alegria o meu reconhecimento por seus esforços. Não tem preço. Hoje ainda, fazendo a tarefinha da escola, ficou todo contente porque ele fez tudo do jeito dele, e quando não conseguia, eu o apoiava, incentivando-o, mas deixando com que agisse sozinho, me mostrando que é capaz. Assim como quando comeu sozinho pelas primeiras vezes. Usou o banheiro. Pediu algo que queria. É uma troca diária, e que me faz valorizar cada movimento, cada progresso, porque sei o quanto de esforço aquilo exigiu.
Sempre me encanto com a forma com que ele busca me agradar, me mostrar o que aprendeu, que confia em mim. Até bem pouco tempo eu não sabia direito o que estava fazendo e como deveria proceder. Hoje a resposta me parece tão simples que nem acredito. Como qualquer ser humano, meu filhote só precisa ser muito amado e valorizado. Onde quer que ele vá, onde quer que seus passos, pequenos agora, nos levem, será sempre muito prazeroso estar com ele e dividir estas conquistas.

Comentários

  1. Amiga, sempre soube da sua força e da sua garra , e me emociona muito ver todas essas qualidades tão afloradas em você, qualidades que talvez só alguns percebessem.
    Sei o quanto você sempre teve receio de ser mãe , de não saber como sê-lo e meu coração transborda ainda mais de orgulho vendo a mãe incrível que você é.
    Por que independente dos problemas que um filho pode ter, seja de caráter emocional ou fisiológico, o que molda o seu futuro é a atitude dos pais, o que os faz independentes e seguros é a confiança que lhes é depositada todos os dias, nas mínimas escolhas e gestos.
    O Gustavo é lindo, por dentro e por fora, como a mãe dele, e eu tenho certeza que terá a mesma força e garra que você tem.
    Uma pessoa muito querida, me disse uma vez que o grande segredo de se educar um filho é simples, apenas duas coisas bastam: muito amor e muita firmeza.
    Sei que amor não lhe falta e firmeza aprendeu com seus pais que tão bem te educaram.

    Te amo muito.
    Perla.

    ResponderExcluir
  2. Cyntia, estou mais uma vez encantada com você e com esse anjo que ilumina sua vida. Não tenho dúvida alguma de que nada acontece por acaso e o Gu ser seu filho é mais uma prova inquestionável disso. Ele é lindo, é um ser maravilhoso capaz de provar a nós, que nos julgamos tão capazes, que a vida é muito mais do que aquilo que costumamos buscar no nosso dia a dia.
    Em cada palavra sua é possível sentir o amor imesurável que ele te faz sentir, que ele proporciona a você, e que só ele é capaz provocar com maior ou menos intensidade, dependendo somente de um sorriso, de uma frase, de uns passos, de um choro...

    Um beijão amiga, saiba que uma coisa que vc sempre terá, é meu carinho e minha amizade.

    Nádia Cristina

    ResponderExcluir

Postar um comentário