Pessoas

Eu sempre pensei nas pessoas como nos versos de Raul Seixas - "todo homem tem direito de pensar o que quiser ... tem direito de amar a quem quiser... de viver como quiser... de morrer quando quiser... viva, viva a sociedade alternativa."
Mas é claro que o tempo me mostrou que isso é utopia, que infelizmente as pessoas não tem discernimento pra viver segundo sua própria lei. A coisa toda deveria se basear em respeito, amor ao próximo, compreensão, compaixão, princípios e valores que estão cada vez mais deturpados e ausentes na sociedade de hoje. Toda a minha conduta sempre foi baseada nesses valores porque cresci com eles dentro de casa. Sempre ouvi de meus pais as noções de respeito ao outro,à liberdade do outro, principalmente respeito a mim mesma. Cresci, amadureci, e percebi que muito do que eu esperava da vida era uma fantasia. E não que eu não acredite ainda nas pessoas, nem que não haja bondade ou solidariedade, mas é diferente quando você está dentro de uma situação que põe a prova a teoria da capacidade das pessoas provarem de como é mais fácil ser incriminador, discriminador, dissimulado, falso, alheio, insensível, ignorante, preconceituoso. Eu sempre procurei ser uma pessoa livre de preconceitos e totalmente aberta, claro que 100% é difícil, mas buscava me corrigir quando percebia uma conduta ou pensamento erroneo, equivocado. Me informava, até porque a base do preconceito é a ignorância advinda da falta de inforação e conhecimento. Não é errado não saber. Mas é totalmente inaceitável não ir atrás de informações pra pautar suas idéias. Ter argumentos. Ninguém concorda a respeito de tudo com todos, é óbvio. Mas é preciso saber do que se trata pra ter embasamento no debate e não cometer injustiças e nem magoar pessoas desnecessariamente.
Percebi que pequenos comentário, dependendo da situação e do teor, podem causar estragos enormes na vida de uma pessoa. Mas sabemos que somos responsáveis por nossas escolhas e nossas atitudes e é reconfortante poder dormir a noite com a consciência tranquila de que fiz o meu melhor. O mais difícil pra mim é quando a coisa vai pro lado da minha família, daqueles a quem eu amo. Aí já não é mas tão sereno e tranquilo o lance de defender, de proteger. Estou me preparando para a maior batalha da minha vida, porque confesso, jamais me imaginei passar por tal situação. Mas se Deus mandou essa missão pra mim, devo então estar preparada e tirar o melhor de mim...

Comentários