Os Pecados de uma Mente Liberta

Qual seria o maior pecado de uma mente liberta?
Não pensar! Não ser fiel aos seus pensamentos, à sua essência, àquilo que a transforma em quem és ou poderia ser...
Manter-se fiel é a mais árdua das tarefas. Seja porque a vida lhe encurralou em encruzilhadas e você escolheu o caminho mais longo, seja porque no meio do caminho você se perdeu, seja porque você talvez não saibas mais quem és.
Independente da resposta, existe uma verdade absoluta em todos nós e independente de nossa vontade, é fato, é que como seres humanos, erramos, e muito. Erramos com ou sem consciência. Cometemos deslizes. Pequenas injurias. Grandes tropeços. E esse mal é inerente à nossa condição humana porque é simplesmente impossível prevermos todas as consequências de nossas atitudes, todas as reações que delas advirão, todos os lados da história, todas as verdades envolvidas. Porque outro fato indiscutível é que a verdade pertence a cada um, e depende muito de que lado da história você se encontra. E isso não nos torna manipuladores ou interesseiros convenientes, é apenas mais uma condição de nossa natureza. Tal qual como a máxima que diz "quem ama o feio, bonito lhe parece". Tudo é simplesmente uma questão de ponto de vista, e a vista depende do foco, de que ponto você está vendo ou analizando a questão. Se está mais envolvido ou mais interessado na situação que os outros.
Logo, com tudo isso, voltamos ao ponto inicial, porque é daí que se iniciam nossos erros, nossos deslizes. Doa a quem doer, é verdade que sempre que erramos sabiamos da possibilidade, podiamos até não querer, mas podiamos evitar, porque é uma questão de escolha, e no caso do vacilo, má escolha. O livre arbítrio nos condenou a arcar com as consequências de tudo aquilo que fazemos, porque não somos obrigados a nada. Nem pelo momento, nem pelas circunstâncias, apenas somos o que somos e fazemos o que precisamos fazer. Se posteriormente isso gerar danos, arrependimentos, angústia, o problema não será de ninguém mais além de nosso, os causadores. Teremos ombros amigos, poderemos desabafar, mas a culpa, embora não goste desse termo, será sempre nossa, é o livre arbítrio.
E foi o livre arbítrio que me fez escolher ser uma mente liberta. Porque se na condição de sociedade não nos é permitido falar o que pensamos a todo momento, seja por normas de etiqueta, seja porque iremos magoar - sou da opinião que magoar é melhor que fingir - as pessoas, seja porque não é educado, devemos ao menos pensar. Pensar é um meio de nos levar a tomar o melhor caminho, a fazer a melhor escolha - entenda, melhor nem sempre é a mais acertada. Ser leal consigo mesmo. Buscar a integridade dos atos por meio dos pensamentos. É bem verdade que a sinceridade excessiva nos custa caro, bem sei disso, poucos ficam por perto, sobrevivem a isso, mas também são pessoas que sabem exatamente quem você é e o que você pensa. Sem máscaras. Se isso implica em momentos de solidão, consequência... escolha... se bem que a maior dificuldade nisso é o saber falar, ser sincero sem ser rude, se expor sem se impor, e isso, fica pra outro dia!

Comentários